Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Oxalis kuhlmannii Lourteig CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 29-05-2012

Criterio: B2ab(iii,iv,v)

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Oxalis kuhlmannii caracteriza-se por ervas terrícolas. Endêmica do Brasil, a espécie é restrita ao bioma Mata Atlântica; ocorre nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, porém segundo dados de coleções de herbário, sua distribuição é mais restrita, estando confinada ao Estado do Espírito Santo, havendo apenas dois registros de coleta: um no município de Cachoeiro do Itapemirim, outro em Colatina, que apresentam, respectivamente, apenas 11% e 6% de remanescentes da sua cobertura florestal original. Apresenta AOO de 8 km². Apesar de estar protegida pela Reserva Florestal de Bananal do Norte, sua área de ocorrência coincide com regiões bastante antropizadas e sujeitas principalmente à expansão urbana e à consequente fragmentação de hábitat. Devido às ameaças incidentes na região e levando-se em consideração o grande período com ausência de coletas, pode-se suspeitar que ocorreu declínio no número de indivíduos maduros, bem como no número de subpopulações da espécie. Portanto, a espécie foi considerada "Criticamente em perigo" (CR). São necessários investimentos em pesquisa científica e esforços de coleta a fim de certificar da existência de subpopulações, tendo em vista a viabilidade populacional e sua proteção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Oxalis kuhlmannii Lourteig;

Família: Oxalidaceae

Sinônimos:

  • > Oxalis kuhlmannii var. adpressipila ;
  • > Oxalis kuhlmannii var. kuhlmannii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Bradea 7(1): 191. 1994.

Distribuição

Ocorre nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo (Abreu; Fiaschi, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por ervas, terrícolas(Abreu; Fiaschi, 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Nos municípios de Cachoeiro do Itapemirim e Colatina, no estado do Espírito Santo, remanescem apenas 10,8% e 6,2%, respectivamente, da cobertura original de Mata Atlântica (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Aespécie consta no Anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente ameaçada de extinção. Foiconsiderada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida pelaFundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Espécie ocorre em unidades de conservação (SNUC): RPPN Serra do Teimoso, no estado da Bahia e Reserva Florestal de Bananal do Norte, no Espírito Santo (CNCFlora, 2012).

Referências

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- ABREU, M.C.; FIASCHI, P. Oxalis kuhlmannii in Oxalis (Oxalidaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB012472>.

- TABARELLI, M.; PINTO, L.P.; SILVA, J.M.C.; ET AL. Desafios e oportunidades para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica brasileira., Megadiversidade, p.132-138, 2005.

- ABREU, M.C.; FIASCHI, P. Oxalidaceae. In: STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. p.404-405, 2009.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica: Período 2008-2010. 2011. 122 p.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Oxalis kuhlmannii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Oxalis kuhlmannii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 29/05/2012 - 20:03:02